Nosso Blog

Afinal, o que é perícia em informática?

perícia digital

Pericia em informática é realizada por profissional especialista em informática forense com investigações em dispositivos eletrônicos.

A perícia em informática é uma atividade relacionada as ciências forenses que se concentra na coleta, ou recuperação, análise de dados estáticos (registros ou logs) ou dinâmicos (análise de sistemas ou de comunicações) armazenados ou processados em computadores e demais dispositivos eletrônicos.

O perito em informática utiliza técnicas avançadas tanto para recuperar quanto no processamento de informações que possam ser usadas como evidência em processos judiciais. Eles também podem ajudar a identificar e prevenir fraudes e outras atividades ilegais relacionadas a computadores.

Os peritos em informática são responsáveis por identificar, coletar, analisar e interpretar evidências digitais, como arquivos de computador, e-mails, mídias sociais e outros dados relacionados às atividades online. Além disso, eles também podem ajudar a identificar e prevenir fraudes e outros crimes cibernéticos.

Perícia em informática e campo de atuação

A perícia em informática, como já falamos ali em cima, é uma área de especialização da ciência forense que se concentra na recuperação, análise e interpretação de dados armazenados em computadores e outros dispositivos eletrônicos.

Os peritos em informática são especialistas em tecnologia com amplo conhecimento em coleta, preservação e análise de vestígios de fraudes e outras atividades criminosas. Os peritos em informática podem trabalhar em casos de investigação criminal, processos judiciais, investigações corporativas e processos administrativos.

A perícia em informática também inclui a recuperação de dados excluídos, a investigação de atividades suspeitas de funcionários ou fornecedores e a análise forense de computadores, a fim de auxiliar o juízes.

Além de usar ferramentas de software, os peritos em informática também usam técnicas manuais para obter informações. Essas técnicas incluem a recuperação de dados excluídos, a análise de logs de sistema, a análise de arquivos temporários e a análise de registros de sistema, a investigação de atividades suspeitas, a identificação de intrusos em redes e a análise forense de computadores.

Perícia em informática e os casos mais comuns

Para resumir, os casos mais comuns que atuamos como peritos em informática são:

  • Investigação forense: a análise forense de computadores como investigação de atividades suspeitas de funcionários ou fornecedores, de maneira a servir como prova em processos judiciais;
  • a análise forense de aparelhos celulares: usam a ciência forense digital para examinar dispositivos móveis, de maneira a investigar se os registros de diálogos ou mensagens servem como prova em processos judiciais;
  • assistente técnico pericial: Os peritos em informática também podem auxiliar os advogados em processos judiciais como especialistas em tecnologia, a fim de garantir o direito de defesa;
  • Investigação de crimes digitais: o perito em informática é um profissional que tem conhecimento especializado em investigar crimes que envolvem computadores e outras tecnologias digitais. Por isso, é muito requisitado para auxiliar na investigação ou esclarecimento de crimes cibernéticos;
  • análise da qualidade de produtos e serviços de informática: o perito em informática é especialista em tecnologia, sabendo detalhar os motivos de baixa qualidade de produtos, como equipamentos de informática, quanto de serviços, como falhas na internet . Por isso, é muito requisitado também para auxiliar na melhoria de serviços prestados;

Todo profissional de TI é perito em informática?

Não.

Em resumo, os peritos em informática precisam ter uma compreensão aprofundada de como os sistemas de computador funcionam, como se dá o processamento de redes e como recuperar informações dos computadores. Por essa razão, é importante que os peritos em computador tenham uma formação apropriada, além de um entendimento profundo das leis e regulamentos locais.

Precisa de um perito em informática? Entre em contato conosco.

Até o próximo post,

Eduardo Henrique Alves Amorim, Perito Digital.

Gostou desse artigo? Compartilhe!

perícia digital
Perícia Digital

A perícia digital e sua importância nas investigações modernas

De smartphones e laptops a mídias sociais e armazenamento em nuvem, dependemos de dispositivos e plataformas digitais para armazenar e compartilhar nossas informações pessoais e profissionais. Como resultado, a perícia digital tornou-se uma parte essencial das investigações modernas, ajudando a descobrir a verdade em casos que variam de crimes cibernéticos a fraudes corporativas.

Leia mais »